Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

pesquisa

HTV BOX 5 VS. HTV 6 H6 COMPARATIVO DE HARDWARE

HTV BOX 5 VS. HTV 6 H6 COMPARATIVO DE HARDWARE





PROCURAMOS uma boa pesquisada sobre as especificações tanto do HTV 5 (HTV Box 5), quanto do HTV 6 (H6), e vou colocar então as especificações técnicas (configuração do hardware), de ambos equipamentos e um breve comentário sobre estas especificações.

Quanto à questão do hardware e seu poder de funcionamento, a experiência com equipamentos de informática e outros que levem o sistema operacional Android, facilita a avaliação de uso do equipamento (ainda mais destes), sem a necessidade de tê-los em mãos.

HTV Box 5 – Especificações Técnicas

PROCESSADOR Quad Core ARM Cortex 2.0GHz
PROCESSADOR GRÁFICO Penta core Mali-450
MEMÓRIA RAM 1GB DDR3
MEMÓRIA de armazenamento 8GB
CONECTIVIDADE WIRELESS Wi Fi 2.4GHz 802.11 b/g/n + Bluetooth
SISTEMA OPERACIONAL Android versão 5.1.1
COMPATIBILIDADE Suporta vídeos comprimidos no formato H.265 HEVC
RESOLUÇÃO Máxima suportada: Ultra HD 4K
INTERFACE A.V – LAN (RJ45) – HDMI – DC 5V – 2 USB – Slot para Cartão Micro/TF
PESO BRUTO (g) 699
DIMENSÕES DA EMBALAGEM (cm) 13.1 x 8.1 x 18.6
CONEXÃO A INTERNET LAN (10/100 Mbps) e Wi Fi
INCLUI Controle Remoto – Fonte de Alimentação – Cabo HDMI
GRÁFICOS Suporta processamento de gráficos 3D, 750MHz
REPRODUZ MKV – WMV – MPG – MPEG – DAT – AVI – MOV – ISO – MP4 – RM – JPG – JPEG – BMP – GIF – PNG – MP3 – AAC – WMA – RM – FLAC – OGG

HTV 6 H6 – Especificações técnicas

PROCESSADOR CPU Amlogic S905W Quad Core Cortex-A53 de 1.2GHz
PROCESSADOR GRÁFICO Penta Core de 750MHz Mali-450MP
MEMÓRIA RAM DDR3 de 2GB
MEMÓRIA FLASH Total de 8GB eMMc
CONECTIVIDADE WIRELESS Wi-Fi b/g/n – Bluetooth
SISTEMA OPERACIONAL Android versão 7.1.1
VOLTAGEM 100-240 V ~ 50/60 Hz
INTERFACE 2 USB 2.0 – HDMI – Mini Jack 3.5mm – Ethernet – Leitor de cartão Micro SD
PESO BRUTO (g) 618
DIMENSÕES DA EMBALAGEM (cm) 17 x 5.6 x 17
CONEXÃO A INTERNET Wi-Fi – LAN (Porta Ethernet)
INCLUI Controle remoto – Cabo HDMI – Adaptador de energia – Cabo USB de alimentação – Manual
RESOLUÇÃO DE VIDEO Máxima suportada: 4K Ultra HD
FORMATO DE COMPRESSÃO DE VÍDEO H.265/HEVC
LED Integrado com cores intercambiáveis
REPRODUZ MKV – WMV – MPG – MPEG – DAT – AVI – MOV – ISO – MP4 – RM – MP3 – AAC – WMA – RM – FLAC – OGG – JPG – JPEG – BMP – GIF – PNG

Análise comparativa entre HTV Box 5 e HTV 6 H6

Há aí duas informações que se destacam ao verificar a configuração de hardware destes aparelhos:
– Processador principal (CPU) – no HTV 5 usava um Cortex A53 Quad Core de 2Ghz, aí o aparelho “evoluiu” para HTV 6 e passou a incorporar um processador mais fraco (bem mais fraco), o mesmo Cortex A53 Quad Core com apenas 1,2Ghz. Provavelmente essa redução de clock de processamento foi uma economia para pagar a diferença de custo do próximo ítem.
– Memória RAM – no HTV 5 há apenas 1 Gb de RAM DDR3 enquanto o novo HTV 6 “dobrou” a quantidade de RAM, incorporando 2Gb de RAM DDR3.
Para complementar vemos que a placa gráfica (GPU) é a mesma nas duas configurações MALI 450, apesar de no HTV 6 ela estar sendo apresentada com uma diferença de nomenclatura.
Como eu disse em várias matérias sobre este tipo de aparelho, e também em Lives no canal GPSPezquizaOficial, esse tipo de TV Box com sistema operacional modificado (receptor IPTV), não foi pensado para que se instale diversos programas nele, somente para uso com os que já vem pré instalados e alguns poucos da loja de aplicativos ofertada pela marca. Obedecendo este critério, o aparelho deverá funcionar com poucas anomalias de uso (travamentos, congelamentos, quadriculação de imagem) provocadas pelo hardware.
Os dois aparelhos são de uma mesma geração de hardware, não há evolução quanto a update de geração entre o processador, memória e placa gráfica, o que há é somente uma mudança do processador e um acréscimo de memória RAM (o que ajuda sim o HTV 6), que até pode ajudar na performance do HTV 6 mesmo ele tendo um processador bem mais lento que o HTV Box 5.
Esse uso de um processador inferior no HTV 6 (economia para manter os custos de fabricação semelhantes entre os aparelhos), deve ter sido bem analisado pela marca, que entende que com o acréscimo de 1Gb de RAM e o uso do Android 7 no HTV 6, contra o Android 5 no HTV 5, fariam o HTV 6 rodar um pouco mais liso que a versão anterior, mas nada que seja realmente digno de nota ou possa ser destacado como melhora significativa.
Os 2Gb de RAM farão sim boa diferença para os aplicativos nativos da própria HTV, ajudarão estes aplicativos a rodarem com menos anomalias provocadas pelo hardware, no entanto, como o hardware geral do aparelho é fraco, ultrapassado, não ajudam se o usuário quiser instalar outros aplicativos mais atualizados nele.
É o tipo de aparelho que pelo hardware pode ser adquirido em lojas online chinesas por valores próximos aos R$ 100.
Se fossem vendidos como TV Box comum, com Sistema operacional sem travas e pronto para receber os aplicativos que o usuário quisesse instalar, com certeza este seria um equipamento que não compensaria comprar de jeito nenhum.




Postar um comentário

0 Comentários