Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

pesquisa

FAZER SERVIDOR IPTV NA REDE LOCAL (LAN) É FÁCIL? [PERGUNTA DO LEITOR]

FAZER SERVIDOR IPTV NA REDE É FÁCIL? [PERGUNTA DO LEITOR]



Hoje eu vou responder à pergunta que me foi enviado via mensagem privada no Facebook, a pergunta foi feita pelo leitor Marlon Brando:
“Viajei recentemente e no quarto do hotel em que fiquei os canais de tv eram recebidos através de um setopbox iptv, questionei na recepção como era o funcionamento daquele sistema de tv e eles me disseram que havia um servidor IPTV do próprio hotel que distribuia os canais para todos os quartos, aí eu te pergunto, é fácil fazer um servidor de IPTV para uma rede interna LAN, é preciso um servidor para cada canal?”
Marlon, antes de mais nada muito obrigado por ter enviado esta pergunta.
Para transmitir canais de TV em redes internas (redes locais, LAN) geralmente é usada a tecnologia multicast IP.
A peculiaridade desta tecnologia é que todos os fluxos multimídia são sempre lançados na rede, independentemente do número de receptores que estão captando a transmissão enquanto ela estiver sendo feita.
Por exemplo, para tramsit 20 canais de TV na taxa de bits média de 4 Mbps por canal, o que já garante uma imagem de excelente qualidade, é necessário ter pelo menos 80 Mbps de largura de banda total disponível para a transmissão destes canais (4Mbps/canal * 20 canais = 80 Mbps no total).
Esses 80 Mbps são enviados para a rede enquanto os canais estiverem sendo transmitidos, mesmo que nenhum dos receptores esteja conectado a algum dos canais.
Claro que há necessidade de um conhecimento específico para que se consiga configurar um servidor de IPTV, seja para um rede local ou mesmo para o acesso aos canais via internet, no entanto a cada dia vem se tornando mais fácil a aquisição e uso deste tipo de servidor, restando como maior preocupação a quem necessita montar um servidor deste tipo o dimensionamento do conjunto todo que tem que ser usado além do próprio servidor IPTV.
Há no mercado internacional alguns servidores IPTV à venda que suportam a entrada de múltiplas fontes de vídeo e aúdio e que por si só já fazem todo o gerenciamento de cada “canal iptv” a ser acessado pelos clientes naquela determinada rede (no nosso caso rede interna, LAN). Neste uso específico será preciso montar uma rede específica para o conjunto de transmissão/recepção IPTV e neste caso também há gateways de rede (para simplificar são uma espécie de roteador muito mais robusto) no mercado específicos para lidar com este tipo de tráfego intenso do IPTV.
É fácil imaginar que uma rede LAN específica para IPTV vai precisar usar equipamentos com maior velocidade de comunicação entre o servidor e os clientes IPTV, mas a parte interessante é que uma rede cabeada pode alcançar grandes distâncias entre o servidor e o cliente IPTV que estiver mais distante do servidor, quando montada por um profissional que saiba o que está fazendo.
Em termos de servidor IPTV, eles são de venda perfeitamente legal e marcas respeitadas vendem este tipo de equipamento para uso em empresas que necessitem criar uma rede de comunicação interna com transmissões de vídeo, como a rede canais no hotel em que você se hospedou, uma faculdade ou curso que queira disponibilizar canais de conteúdo para seus alunos ou salas de aula, entre tantas outras necessidades.
Alguns exemplos de equipamentos servidores IPTV:


– NetUP DVB to IP Gateway 8x – Recebe até 8 transponders DVB que podem ser até 4 via satélite e os outros quatro entre tv digital terrestre e/ou via cabo. Este servidor IPTV recebe, decodifica, gera o multicast ou unicast dos canais recebidos, note que quando falamos em transponder não estamos nos limitando a 8 canais de televisão pois cada transponder pode, e geralmente contém, muito mais que um canal e este aparelho consegue lidar com vários destes canais ao mesmo tempo sendo capaz de gerenciar uma saída de até 240 Mbps para canais de tv. Ele também é um servidor VoD, video on demand, suportando até 50 requisições VoD ao mesmo tempo com um máximo de 200 Mbps no total, o conteúdo VoD deve ser armazenado em um HDD de até 1Tb instalado no equipamento. Infelizmente o fabricante não revela o preço deste equipamento específico, somente através de contato comercial com ele.
– DIGICAST DMB-9008AV – 

É um modelo bem mais simples que o citado acima, ele tem 8 tuners DVB (que tem saída loop) no entanto só suporta 8 canais sendo transmitidos ao mesmo tempo, pode ser encontrado no site chines Alibaba e seu preço gira em torno de 1 mil dólares.


– URayTech UHE264-4-Mini –





 Este é um equipamento com 4 entradas HDMI e a fonte de imagens deve ser externa, como você já deve ter imaginado ele é capaz de transmitir até 4 canais IPTV ao mesmo para a rede, o preço dele gira em torno de 480 dólares. É possível encontrar equipamentos com 16 entradas HDMI e preço girando em torno de 3.300 dólares.

Como você pode ver, ter um servidor de IPTV em uma rede local é uma tarefa fácil de se conseguir, basta ter o dinheiro necessário para comprar os equipamentos e um pouco de paciência para aprender como configurar tudo e colocar para funcionar.
creditos ;gps.pezquiza.com



Postar um comentário

0 Comentários