Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

pesquisa

voltagem dos LNBs provoca o apagão nos canais HD?

voltagem dos LNBs provoca o apagão nos canais HD?



Vamos a um fato bastante interessante nesta história, não é a primeira vez que este teste é feito em uma operadora de tv por assinatura, a algum tempo, pouco mais de um ano, outra operadora também fez a mesma coisa, não me vem à cabeça em qual satélite aconteceu, mas depois desistiu de prosseguir com esta mudança de voltagem, acredito que por que exigia mais recursos do satélite.
Explicando o problema de uma maneira simples, o receptor controla/conversa com o LNB, usando duas voltagens diferentes, todos conhecem estas voltagens como 13 volts e 18 volts, o que o pessoal não fala é para que servem estas voltagens.
É o seguinte, estas voltagens são o que indica ao receptor que o canal que você quer sintonizar está polarizado em vertical ou horizontal.
13V é a voltagem que indica que se quer sintonizar um canal com polarização horizontal enquanto 18 volts indica que o receptor quer sintonizar um canal na polarização vertical.
O sinal entra no LNB em duas faixas separadas e a voltagem é que faz o LNB anular uma das faixas e enxergar somente a outra, repito, isto é uma explicação de maneira simples para que você possa entender o problema.
Dentro do LNB tem as chamadas agulha, tanto para o sinal vertical quanto para o sinal horizontal, que precisam receber a faixa de frequência exatamente na posição que elas estão entrando no LNB e em que a voltagem mandada para o LNB o deixa pronto para entender aquela posição da faixa de sinal do satélite, seja horizontal ou vertical.
Falando especificamente dos LNBs Banda KU, na realidade a voltagem de trabalho deles é a seguinte:
A voltagem de chaveamento da polarização vertical trabalha entre 12 e 14.5V
A voltagem de chaveamento da polarização horizontal trabalha entre 16 e 18V
Estando nas faixas citadas acima o LNB entende que uma das duas polarizações deve ser acessada.
O truque da operadora então seria o seguinte, mudar a voltagem nos transponders dos canais HD para que estes passem a trabalhar acima da voltagem padrão provocando o apagão nos canais HD.
O que os se alega no mundo dos receptores piratas é que esta voltagem está sendo colocada acima dos 20V, uma voltagem diferente daquela em que os receptores piratas conseguem trabalhar.
Pelo que eu sei os receptores conseguem sim controlar voltagens de operação real entre 11.5V e 19V sem grandes problemas, não vejo grandes problemas, é a chamada voltagem de operação.
Um outro dado interessante é que no StarOne C2, os canais HD em Banda KU estão divididos em dois

Transponder

 com polarização horizontal e dois 

Transponder

 em polarização vertical.

O que quero dizer com isto, apesar de eu não ter como fazer grandes testes, é que provavelmente o que a operadora está fazendo deve ser uma mudança muito simples de controlar, para ela, mas muito chata de consertar, para os fabricantes de receptores piratas.
Se eu posso mudar a polarização dos meus transponders HD oscilando entre 11,5V e 14V para os TPs verticais e entre 16V e 19V para os TPs horizontais, em um determinado horário eu provoco uma pequena mudança na voltagem de operação daqueles TPs e de uma maneira simples, oscilando entre a voltagem certa de trabalho, provoco um apagão em todos os receptores que não sabem qual é a mudança correta de trabalho.
Isto seria teoricamente fácil de verificar fazendo uma busca cega de canais quando ocorrer o apagão dos canais HD para ver se há uma mudança nas informações de sintonia destes canais.
Uma outra coisa que me parece lógica é que, se na realidade a Claro TV está mudando a voltagem para um valor acima do padrão, ou seja, os canais verticais estão indo além dos 14 volts e os horizontais além dos 19 volts, então os receptores piratas deveriam perder completamente o sinal dos canais HD e não mostrarem estes sinal como codificado.
Outra coisa é que se a Claro TV está mesmo mudando para uma voltagem acima, quer dizer que os seus LNBs devem ser diferenciados dos demais, para aceitar trabalhar fora do padrão normal de voltagem para polarização e que os firmware dos seus receptores foi modificado para que às 18 horas em ponto, horário que recebem do satélite StarOne C2, eles passem a trabalhar com esta nova voltagem de uma maneira que o assinante não perceba a mudança, mas os receptores piratas todos fiquem no apagão dos canais HD.
Quem tem receptor pirata, façam testes de busca cega e arrume um LNB original da Claro TV para testar e ver se descobrem alguma coisa, depois compartilhem o resultado conosco.
Valeu a contribuição de todos, seja por comentário, facebook,twitter ou whatsapp.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Cara eu acho que vc está equivocado em afirmar tal coisa para ela fazer tal mudança seria preciso fazer mudanças em seus receptores e também em suas antenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia esse tópico no final por favor que vc ira entender
      https://wwwmatrixonline.blogspot.com/2019/07/toda-linha-de-receptores-enfrentando.html

      foi bem explicado nos dois tópicos de informaçoes ok. obrigada pela sua atenção.

      Excluir
  2. A Claro tbm precisaria trocar todos os LNBs já existentes nas residências. Isso seria muito custioso e demandaria muito tempo. A atualização de firmware é fácil. Com certeza as empresas de receptores alternativos tbm faria uma nova atualização e pediria pros usuários trocar os LNBs por novos.. claro que isso levaria muito tempo pra ocorrer.

    ResponderExcluir
  3. a mensagem na tela seria SEM SINAL e não CODIFICADO,se a Claro fizer alteração em Transponders,frequências,polaridade,voltagem,etc...

    ResponderExcluir

As principais notícias do mundo altenativo em tempo real.